terça-feira, 29 de julho de 2008

UM RECOMEÇO FELIZ - A SEGUNDA INFÂNCIA.

Espero que a esta altura já tenhamos bastante leitores, ainda que tímidos...
Folgo em informar que terminei meu primeiro projeto e o 8º Discurso do Primeiro Volume da Semente de Mostarda do Senhor Rajneesh está completo.

Vou fazer a republicação, começando agora e separando-as por assunto discutido, como se fossem capítulos. Penso que assim a coisa fica mais didática.

Boa leitura.

Na primeira publicação apresento o texto que será discutido, as notas introdutórias e a importante discussão sobre a Segunda Infância.


1. (22) Jesus viu crianças sendo amamentadas.
2. Ele disse a seus discípulos:
3. "Esses pequeninos que mamam
4. são como aqueles que entram no Reino."
5. Eles lhe disseram:
6. Nós também, como crianças,
7. entraremos no Reino?"
8. Jesus lhes disse:
9. "Quando fizerdes do dois um
10. e quando fizerdes o interior como o exterior,
11. o exterior como o interior,
12. o acima como o embaixo
13. e quando fizerdes do macho e da fêmea uma só coisa,
14. de forma que o macho não seja mais macho nem a fêmea seja mais fêmea, (...),
15. então, entrareis (no Reino).
[EN1]

16. Este é um dos mais profundos ensinamentos de Jesus, e um dos mais básicos a serem entendidos pelo seu seguidor. Também é um dos mais difíceis para compreender, porque se este for entendido não resta mais nada para entender. Em primeiro lugar tente entender algumas coisas e depois entraremos no ensinamento em si.

17. O homem, se vive através da mente, nunca poderá ser inocente – e apenas na inocência o Divino descente, ou tu ascendes até o Divino. A inocência é o portal. A mente é ladina, calculista, esperta e por conta desta esperteza tu perdes – perdes o Reino de Deus. Talvez tu atinjas o reino deste mundo através da mente, porque aqui a astúcia é necessária. Você precisa ser astuto, quanto mais astuto, mais bem-sucedido. Quanto mais calculista, mais eficiente neste mundo.

18. Mais o portal para o Reino de Deus é exatamente o oposto. Lá não há necessidade de calculismos, não há necessidade de esperteza. A mente é completamente desnecessária, porque a mente é apenas um mecanismo para calcular, um mecanismo para ser esperto. Se nenhuma esperteza é necessária e nenhum cálculo, a mente é inútil. Então o coração se torna o centro do seu ser e o coração é inocência.

19. E porque insistimos em ser espertos? Porque a mente insiste em criar meios para enganar? Porque esta é a única forma de ter sucesso neste mundo. Então aqueles que desejam o sucesso neste mundo serão fiascos no Reino de Deus. Se você está preparado para aceitar o fracasso neste mundo, então está pronto para entrar no outro mundo. No momento em que alguém está pronto a reconhecer que: “O sucesso deste mundo não é para mim, e eu não sou para ele.” Imediatamente ocorre uma conversão, uma guinada. A partir daí a consciência não se dirige mais para o exterior, e começa a se dirigir para o interno.

20. Jesus dá muita ênfase à inocência. Por isso ele insiste em falar na beleza das crianças, ou na inocência das flores, dos lilases, ou na inocência dos pássaros. Mas este tipo de inocência não vai te ajudar, pois você já a perdeu. Por isso não tente seguir as palavras de Cristo literalmente, não tente entender literalmente, a linguagem é apenas simbólica.

21. Você não pode voltar a ser criança – como seria possível? Uma vez provado do conhecimento não há como voltar atrás. É possível transcendê-lo, mas não voltar, não há caminho de volta.. Você pode ir em frente, pode ir além, mas não há como voltar atrás no conhecimento – não há como. Você não pode ser uma simples criança outra vez. Como? Como perder o que foi aprendido? Mas você pode ir além, você pode transcender.

22. Lembre-se disso ou de outra forma você vai começar a imitar uma criança e essa imitação será uma astúcia, será mais uma vez um ato calculado. Jesus diz: “Seja como um criança” e você começa a treinar como ser igual a uma criança – mas uma criança não treina para sê-lo. Uma criança é simplesmente uma criança, sequer sabe que ela é uma criança, ela não tem ciência de sua inocência. A inocência está nela, mas a criança não tem autoconhecimento de sua presença. Mas se você treinar, então a autoconsciência estará lá. Então essa infantilidade será falsa, você pode fazer uma “encenação” de criança, mas não pode voltar a ser criança – em sentido literal.

23. Um santo, um sábio, se torna igual a uma criança em um sentido completamente diferente. Ele transcendeu, ele foi além da mente, porque compreendeu sua futilidade. Ele compreendeu que não há sentido em ser bem-sucedido neste mundo, renunciou ao desejo de ter sucesso, de impressionar aos outros; renunciou ao desejo de ser o maior e mais importante; ao desejo de satisfazer o ego. Ele compreendeu a absoluta futilidade desse esforço. A própria compreensão foi superada. O próprio entendimento é superado e você é transformado imediatamente numa compreensão diferente.

24. E então ocorre uma nova infância – que é chamada de segunda infância. Os hindus chamam este estágio de “segundo nascimento”, dwij. Você nasce outra vez, mas este nascimento é diferente, não ocorre através do um pai e uma mãe. Ele ocorre através de você mesmo, e não do encontro de dois corpos, não da dualidade. É de Si mesmo que você nasce.

25. Eis o significado do nascimento de Jesus – quando se diz que ele teria nascido de uma virgem. Mas as pessoas entendem tudo literalmente e por isso falham. Nascido da virgem que dizer: Nascido do Uno. O outro não está presente então quem poderia corromper este nascimento? Quem poderia imiscuir-se nele? A virgindade permanece absolutamente pura devido à ausência do outro. Quando existe o outro a sua virgindade perdeu-se. Se a mente do outro está presente, você perdeu sua inocência. Por isso a consciência do outro, o desejo pelo outro é a perda da virgindade. O segundo nascimento pode ser virgem, mas o primeiro necessariamente está ligado ao sexo, não há outra forma, não pode haver.

26. Jesus nasceu do sexo como qualquer outra pessoa, e não há nada errado nisso. Jesus é igual a você, na semente, mas no desabrochar ele é completamente diferente, porque um segundo nascimento ocorreu, um novo homem nasceu. O Jesus que nasceu de Maria não existe mais, ele próprio se deu à luz. Na antiga seita Essênia se dizia que quando um homem era transformado ele se tornava seu próprio pai. Este é o significado quando Jesus diz que não tem pai, significa que Jesus se tornou seu próprio pai agora. Parece absurdo, mas é como acontece.

27. O segundo nascimento é um nascimento virginal – por isso você é de novo inocente. E essa inocência tem mais valor que a de uma criança, pois a criança terá que perder sua inocência. Ela é um presente da natureza, não foi adquirida pela criança, então terá de ser tomada.. Enquanto cresce a criança perde sua inocência – e ela tem que crescer! Mas um sábio mantém sua inocência. Agora esta inocência não pode ser retirada dele porque ela é o clímax, o crescendo do desenvolvimento, não há crescimento maior. Se houver crescimento as coisas mudarão; mas se você já atingiu o objetivo além do qual nada mais existe, só então as coisas não mais mudarão.

28. Uma criança precisa crescer a cada dia: [por isso] ela perderá sua inocência, ficará experiente; terá de obter conhecimentos, terá de se tornar esperta, calculista. Mas se você se obcecar demais com o mecanismo para cálculos, você permanecerá como um fruto do sexo, fruto da dualidade. E então existe sempre um conflito interior – porque você é dois.

29. Quando você nasce de dois tende a continuar dois, porque ambos estão lá: um homem não é apenas um homem, ele é mulher também; uma mulher não é apenas mulher, ela é um homem também – porque quando dois se encontram ambos nascem. Teu pai continua a existir em ti, tua mãe continua a existir em ti, porque ambos tiveram participação, ambos se encontram em teu corpo e nele seguem vivendo – você é dois. E se você é dois, como pode ficar calmo? Se você é dois, existirá constante conflito. Se você é duas polaridades opostas reunidas, uma tensão sempre acontecerá Não há como evitar esta tensão, você segue tentando descobrir como ser calmo, como ficar em paz, como atingir a felicidade. É impossível! Porque você é dois.

30. Para ser calmo, a unicidade é necessária, por isso você tem de nascer de novo. Foi isso que Jesus disse a Nicodemus. Nicodemus perguntou a Cristo: “O que devo fazer?”

31. Jesus disse: “Primeiro você tem de nascer de novo. Só assim algo pode acontecer. Como você é agora, nada pode ser feito.”

32. E eu digo o mesmo a você: Como você é nesse momento, nada pode ser feito, a não ser que renasças, a não ser que te tornes seu próprio pai, a não ser que a dualidade desapareça, e te tornes um, nada pode ser feito.

33. Quando a mulher dentro de você e o homem dentro de você se encontram, tornam-se um círculo. Não existe enfrentamento entre eles, eles desaparecem, anulam um ao outro e o que sobra é a unicidade. Essa unicidade é virgindade.

34. É isto que Jesus pretende quando fala: “Sejam como crianças”. Não entenda literalmente. Mas porque “como crianças”? Porque quando uma criança é concebida, nas primeiras semanas de gestação ela não é macho e nem fêmea. Pergunte aos biólogos, eles dirão que o feto nem é macho nem é fêmea.

35. Por algumas semanas a criança nem é macho e nem fêmea – ela é ambos ou nenhum; a divisão ainda não está clara. Por isso a ciência médica agora pode mudar o sexo da criança. Umas poucas injeções e está mudado, pois ambos os sexos estão presentes no feto – macho e fêmea. O equilíbrio logo desaparecerá, ou predominará o macho ou predominará a fêmea. Qualquer deles que prevaleça determinará o sexo da criança. Mas no princípio existe um equilíbrio, ambos estão presentes. Tudo dependerá apenas dos hormônios então.

36. Se injetarmos hormônios masculinos a criança será um macho; se injetarmos hormônios femininos, a criança será uma fêmea. O sexo pode ser alterado, porque o sexo é um aspecto externo. Não pertence ao ser, mas a sua circunferência, ao corpo; é algo hormonal, físico. O ser permanece completamente apartado deste aspecto. Mas logo surge a diferenciação: a criança começa a se tornar ou um macho ou uma fêmea.

37. A princípio a criança é uma unicidade. Depois ela nasce e é fisicamente macho ou fêmea. Mas a distinção ainda não penetrou a sua consciência profunda; em sua consciência ela ainda não se definiu. – a criança não sabe se é macho ou fêmea. Uns poucos meses após a distinção penetrará sua mente. Então a criança terá um aspecto externo diferente – imediatamente ela se tornará consciente de si mesma.

38. No começo o corpo era uno, depois o corpo é dividido. Mas mesmo quando o corpo é dividido a criança se mantém una. Em seguida a criança também é dividida: o ser humano desaparece porque você se identifica como sendo macho ou fêmea – e assim você segue a vida inteira. Isto significa que você nunca volta á situação original, o círculo fica incompleto.Mas um sábio volta às origens e completa o círculo. E em primeiro lugar, a distinção desaparece da sua mente - exatamente o caminho inverso!

39. Na criança a primeira distinção surge no corpo, depois na mente. Num sábio, a primeira distinção desaparece da consciência e posteriormente do corpo, e antes que ele morra ele se torna uno. Esta é a segunda infância: novamente ele se torna inocente - mas essa inocência apresenta grande riqueza.

40. A inocência de uma criança é pobre pois não há experiência; a inocência da infância equivale simplesmente à falta de algo. Mas a inocência de um sábio é a presença de algo, não a falta. Ele conhece todos os costumes do mundo, mas ele mudou, ele experimentou tudo que havia para ser experimentado. Ele mudou para o exato contrário de um santo e se tornou um pecador, e investigou detidamente, ele foi complacente, experimentou tudo o que o mundo pode oferecer, e a partindo desta base ele se desenvolveu. Sua inocência é muito, muito rica, porque existe experiência nela. Você não tem como destruí-la agora pois ele soube tudo o que havia para saber – como você poderia destruir tal inocência agora? Você não tem como despertar o seu interesse, toda a motivação se foi.

41. Se você atingir este estágio – no começo você era uma criança, no fim você é de novo uma criança – sua vida terá sido um círculo completo e é isto que é a perfeição. Se você não retornar à origem, sua vida foi incompleta. Incompletude é sofrimento. A esta situação Buda chama de dukkha, tristeza[1]. Se você está incompleto há a tristeza, se você está completo, está satisfeito.

42. Um sábio morre pleno de satisfação - por isso não precisará nascer de novo, porque não há necessidade de voltar ao mundo das experiências. Você morre incompleto e por conta desta incompletude deve nascer de novo. Seu ser se repetirá, diversas vezes, para se completar, e a menos que você se complete, deverá passar várias vezes pela vida e pela morte. A isto os hindus chamam “A roda da vida e da morte”. Um sábio escapa a esta roda porque ele próprio tornou-se um círculo e não precisa da roda.

43. Mas o que ocorre com a mente comum? A distinção mantêm-se até o último momento, o sexo mantém-se até o último momento. Mesmo se o corpo enfraquecer, a mente continuará – e sexo é a dualidade básica. Então, a não ser que o sexo desapareça, a unicidade, o não-dual, o Brahma não poderá acontecer. Lembre-se, o não-dual – o adwaita[2], o Brahma, o Uno – não é uma hipótese, ou teoria, ou doutrina. Não é algo filosófico que possa ser discutido, não é uma crença – é uma transcendência do sexo. É um profundo fenômeno biológico, é alquímico, pois todo o seu corpo necessita uma transformação [para atingi-lo].

44. Três idosos estavam sentados num banco de jardim, discutindo suas tristezas – porque homens velhos não tem mais nada a fazer. Um deles, que tinha setenta e três anos, disse: “Estou perdendo a audição. As pessoas tem de gritar em meu ouvido e mesmo assim eu não entendo bem.”

45. Um outro, que tinha setenta e oito anos, disse: “Minha visão está enfraquecendo. Não consigo ver bem, e mais que isso, nem distingo uma loira de uma ruiva.”

46. Então perguntaram ao terceiro homem: E você Mulla Nasrudim, qual é o seu problema?

47. Nasrudim, que tinha noventa e nove anos, diz: “Meu problema ainda é mais grave que o de vocês. Ontem mesmo aconteceu: jantamos, tomamos um pouco de vinho, aí fui descansar no sofá e caí no sono. Uma meia hora depois percebi que minha esposa tinha ido para a cama. Então eu entrei no quarto e disse a ela: Me dê um espacinho nesta cama, então poderemos nos divertir um pouco! Minha esposa disse: Quê? Nós nos divertimos só faz vinte minutos.

48. Então Nasrudim deu tapinhas em sua cabeça enquanto dizia muito triste: “Senhores, meu problema é que estou perdendo a memória.”

49. O sexo te persegue até o extremo final, até o último momento. E você pode não ter percebido, pode não ter pensado nisso, mas se o homem não transcendeu a mente, a última coisa em mente, na hora da morte, será sexo – porque esta foi a primeira coisa ao nascer, e obrigatoriamente será a última, é natural – faça o teste!

50. Quando for se deitar à noite, preste atenção ao último pensamento – o último. o realmente último, antes de começar a dormir. Lembre-se dele, e pela manhã terás uma surpresa: a mesma coisa será o primeiro pensamento do dia.- é só observar. Ou faça de outro jeito. Observe o primeiro pensamento da manhã e guarde na memória. À noite este será o último pensamento do dia, porque a vida é cíclica.Sexo é a primeira coisa na vida e será também a última. Se vocês não o transcenderem, serão apenas vítimas, e não mestres de si mesmos.

51. Sabe o que acontece quando um homem morre enforcado? Se um homem for enforcado, o sêmem é liberado imediatamente. Isto acontece em todas as prisões, sempre que enforcam pessoas. A última coisa: quando o enforcado está à beira da morte, libera seu sêmem. Qual o significado disso? Porque seria assim? A vida é um círculo, que completa a si mesmo; sêmem foi a primeira coisa, através da qual o enforcado entrou na vida, e será fatalmente a última coisa, através da qual o enforcado mais uma vez entrará na outra vida.

52. Um sábio transcende o sexo – mas um sábio não reprimiu o sexo, lembre-se, porque repressão não é transcendência. Se você reprime algo ainda está envolvido com ele. Se você reprime algo ainda está dividido. Um sábio não reprime nada. Ao contrário, a energia masculina e feminina dentro dele, se tornaram una, e agora ele não é macho e nem fêmea. A esta condição Jesus chamou: “Eunucos de Deus”. Isso é o que querem dizer os hindus quando descrevem Shiva como Ardhanarishwar – meio-homem, meio-mulher – ele se tornou Uno. E os hindus dizem que Shiva é o deus mais perfeito, o maior de todos – Mahadeva. E o porque o chamam de Mahadeva, o maior de todos os deuses? Porque ele é metade homem e metade mulher, e quando você é metade homem e metade mulher conscientemente os dois se transformam em um e ambos desaparecem. A dualidade desapareceu, Shiva tornou-se Uno.

53. Jesus está falando sobre Unicidade – Ardhanarishwar, metade-homem, metade-mulher. Então você é nem um e nem outro, neste momento uma nova infância começa a “segunda infância” – você passa a ser dwij, nascido duas vezes. Um novo mundo de inocência é descoberto.
[1] Misery no original – alguém que está sempre muito infeliz e se queixando.
[2] Não dual; unitário

[EN1]CONCEITOS BÁSICOS – MENTE X INOCÊNCIA – TRANSCENDER O CONHECIMENTO – SONDAGEM DA INOCÊNCIA INFANTIL – COMPLETAR O CÍRCULO – A BUSCA DO SÁBIO – A NOVA INFÂNCIA.

Nenhum comentário: